Agricultura de precisão: entenda tudo sobre esse sistema!

agricultura de precisão

Compartilhe

A agricultura de precisão é mais um salto de inovação para as áreas rurais e a otimização do trabalho nas lavouras.

Com seu uso estratégico, aprende-se mais sobre as particularidades de cada região, de uma propriedade rural. O que se traduz em mais produtividade, eficácia e economia.

E um setor tão impactante como esse, no Brasil, deve buscar soluções de maneira contínua e precisa para se manter em alta produtividade e com resultados positivos. Algo que o uso estratégico desse tipo de solução tem a agregar, certamente.

Vamos ver então como é feita a agricultura de precisão e quais são as principais vantagens desse tipo de tecnologia? Basta seguir com a leitura deste post!

O que é a agricultura de precisão?

o que é agricultura de precisão

Hoje em dia, é fundamental aprender de maneira contínua sobre as características específicas de cada região e da sua lavoura para obter resultados continuamente melhores.

No caso da agricultura de precisão, usam-se tecnologias e sistemas para uma coleta e compilação de dados para a tomada de decisão ágil e precisa dos seus profissionais.

Assim, produtores rurais podem embarcar de maneira mais aprofundada na transformação digital e qualificar, consequentemente, seu trabalho da melhor forma possível.

Ainda falaremos melhor sobre como funciona a agricultura de precisão, mas basicamente podemos resumir como o uso de tecnologias digitais (principalmente) embarcadas em máquinas agrícolas e nos seus sistemas de informação para calcular boas práticas e decisões a partir da variabilidade espacial de cada lavoura.

Alguns exemplos de aplicações:

  • avaliação da situação do solo;
  • identificação de plantas daninhas nos locais;
  • análise estratégica para evitar que um equipamento pulverize o mesmo local mais de uma vez.

Já adiantamos que a Arys Tecnologia pode ajudar especificamente no desenvolvimento do seu negócio com uma solução assim.

Voe mais alto com a sua empresa com o STRATUS H12 e combata os principais problemas de controle da sua lavoura com alta tecnologia!

Qual a importância do uso da agricultura de precisão?

Como destacamos, a tecnologia precisão pode tornar a vida de um agricultor mais dinâmica, assertiva e eficiente. 

Isso porque, ao entender quais são as tecnologias da agricultura de precisão, você consegue alinhá-las às diferentes necessidades da sua lavoura e em diferentes etapas do processo, como:

  • aplicação de fertilizantes;
  • plantio;
  • pulverização;
  • colheita.

Cada recurso, ferramenta e tecnologia pode ser útil em diferentes circunstâncias. E daí a importância em saber como usar isso em seu benefício. 

Por exemplo: você pode usar essas soluções para obter uma análise ainda mais qualitativa a respeito do solo, como suas características químicas e físicas. Isso tudo, por meio de sensores e outros produtos que tornam esse trabalho mais rápido ,automatizado e preciso.

Inclusive, é isso que tende a criar uma expectativa tão grande quanto ao uso da tecnologia de precisão: a possibilidade de gerir metro a metro todo o seu campo. O que promove, por exemplo, personalização com as características distintas dentro do mesmo local.

Afinal, nenhum campo é plenamente uniforme e mudam propriedades como o tipo de solo e sua fertilidade, entre outros fatores. Com o uso dos recursos que falaremos adiante, fica mais fácil otimizar as aplicações dentro de cada tipo de variação identificado.

O que se obtém disso é uma redução no impacto ambiental e, em paralelo, você gera mais sustentabilidade ao solo e eleva a qualidade de produção (e da margem de lucro também).

Como é feita a agricultura de precisão?

A agricultura e a fruticultura já têm sido constantemente aprimoradas com o uso das tecnologias de precisão. No país, algumas das principais culturas já foram beneficiadas com essas técnicas e tecnologias, como:

  • feijão;
  • milho;
  • cana;
  • café;
  • soja. 

E dá para entender melhor os benefícios da agricultura de precisão por meio do seu funcionamento em si. Ou seja: seu processo de aplicação já ressalta os aspectos positivos de investir em soluções desse tipo.

Um exemplo: a partir de sensores e outros equipamentos de agricultura de precisão você consegue avaliar as principais variabilidades espacial e temporal. E ao considerar esses fatores específicos, ações personalizadas são desenhadas para cada um deles.

agricultura de precisão equipamentos

Na teoria, podemos dizer que quanto mais informação você coletar, melhor será o seu processo. Pois você aprende a respeitar as características de cada parte do campo e extrai o melhor de cada uma delas em todas as etapas da produção.

Entenda, abaixo, como funciona a agricultura de precisão com base nas etapas de planejamento e execução de suas ferramentas!

Coleta de dados

Aqui, você passa a identificar as características de suas áreas de produção com base na coleta de dados. Isso permite um planejamento personalizado e mais direcionado a essas circunstâncias específicas para evitar prejuízos e aprimorar os resultados posteriores.

Planejamento de gerenciamento

Com os dados em mãos, você discute as melhores abordagens e práticas para um gerenciamento agrícola mais efetivo. 

Basicamente, estamos falando de uma etapa de avaliação do diagnóstico obtido na fase anterior.

Aplicação localizada de insumos

Aqui, reside a parte prática da solução: o uso controlado e automatizado de cada insumo para que as análises anteriores sejam respeitadas e, com o tempo, os resultados sejam alcançados dentro do esperado.

Quais são as tecnologias da agricultura de precisão?

qual é a importância do uso da agricultura de precisão

Uma das principais vantagens dos equipamentos de agricultura de precisão é a redução de erros, prejuízos e perdas na lavoura.

E isso, de maneira generalizada, é uma espécie de conquista que todo agricultor almeja. Até por isso, parece tão irreal destacar as vantagens sem explicar, especificamente, como essa coleta de dados ocorre. 

Além disso, a análise de dados é outro ponto que demanda explicação. Afinal de contas, de nada adianta ter um volume imenso de dados se não soubermos o que fazer com eles.

Veja, então, como a agricultura de precisão é tão beneficiada a partir das tecnologias aplicadas nesse método!

GPS

GPS — cuja sigla em inglês e traduzida para o português significa Sistema de Posicionamento Global — tem um papel relevante na tecnologia de precisão.

Afinal, é esse tipo de solução que relaciona os dados de latitude e longitude em cada subdivisão de uma produtora agrícola. E, posteriormente, é o que ajuda a pontuar as intervenções para cada tipo de diagnóstico realizado.

GIS

Por sua vez, GIS (que em português significa Sistema de Informação Geográfica) é um programa usado para converter informações geográficas em dados e, posteriormente, em gráficos para integrá-los às suas bases de dados. 

O que também serve para tornar sua tomada de decisão mais ágil e precisa,

Técnica de taxas variáveis

A partir de mapas de produtividade, você aprende sobre as taxas variáveis do seu terreno produtivo. O que ajuda a regular a aplicação de insumos, como sementes e adubo, além de corrigir a abordagem conforme as necessidades do solo.

Sistemas de mapeamento de colheita

Tecnologia que armazena informações do mapeamento, durante a colheita, e que depois se convertem em dados para uma análise mais longeva de todo processo de produção da lavoura.

Sensores remotos

Normalmente, são usados aviões de satélites para realizar a coleta de dados dos campos. E, para isso, são usados sensores remotos que tornam a captação mais precisa e ágil.

Sensores de solo

Sensores de solo podem coletar outras informações e garantir mais recursos para uma tomada de decisão inteligente sobre o solo de produção. Mencionamos, inclusive, que eles são embarcados nos equipamentos para uma leitura efetiva. Por exemplo:

  • tratores;
  • adubadoras, ;
  • colhedoras de café;
  • pulverizadores.

Você pode ,inclusive, controlá-los remotamente por meio de software para agricultura de precisão e com o auxílio de outros equipamentos. Como é o caso de drones (muito usados para captar imagens, por exemplo), de outros dispositivos posicionados no solo ou mesmo da telemetria para verificar a performance das máquinas — que, afinal de contas, também geram prejuízos ou lucros maiores para o seu negócio.

Voe mais alto com a sua empresa com o STRATUS H12 e combata os principais problemas de controle da sua lavoura com alta tecnologia!

O que se estuda em agricultura de precisão?

Agora que vimos o que é agricultura de precisão e o quanto essa técnica e suas tecnologias associadas estão em alta, vale entender mais sobre o ofício.

E nada melhor do que entender o que se estuda em agricultura de precisão. Afinal, é por meio desse tipo de qualificação que o mercado acomoda profissionais mais especializados.

O que, posteriormente, evolui para um setor mais eficiente e capaz de gerar resultados continuamente melhores.

Suprir essa demanda em constante necessidade, então, torna o técnico em Agricultura de Precisão ainda mais requisitado. Por isso, vale a pena aprender sobre as áreas de especialização desse tipo de profissional e, assim, valorizar o setor de maneira crescente.

Entenda algumas áreas que devem fazer parte do processo de especialização dos profissionais em tecnologia de precisão:

  • Sistemas de Posicionamento Global;
  • Sistemas de Informações Geográficas;
  • Aeronaves pilotadas remotamente;
  • Eletrônica (especialmente, as tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas);
  • Agricultura de Precisão;
  • Agricultura Digital.

Isso, somado a outras áreas de especialização, tornam o profissional em um especialista capaz de avaliar os aspectos geográficos dos campos, das suas respectivas culturas e de questões associadas ao desenvolvimento social e econômico da região.

O que se converte em habilidades e competências para desenvolver atividades e fornecer suporte e assistência técnica nesse tipo de tecnologia. Além disso, garante bagagem profissional para planejar e executar ações de agricultura de precisão.

Lembrando que são qualificações tanto para ações analógicas quanto para o uso de estratégias e planejamento focados em agricultura digital.

Agricultura convencional x agricultura de precisão

Não há como negar que a agricultura convencional vem desempenhando um papel impactante na evolução da humanidade há milhares de anos.

Mas também não podemos negligenciar o impacto positivo da transformação digital em todos os setores da sociedade. Foi assim em outras indústrias, no comércio, nas relações trabalhistas e até mesmo na forma como nos relacionamos como indivíduos.

Com isso, vale a pena entender o quanto a agricultura de precisão tem um peso complementar em todos os benefícios já analisados da agricultura convencional.

Um exemplo que você já deve ter reparado que é inovador diz respeito à aplicação diferenciada de insumos dentro das características de cada parte do campo. Algo que nem sempre é possível de visualizar com tanta precisão nos métodos convencionais de agricultura.

Pode-se observar isso, por exemplo, na aplicação de adubo. No modo convencional, isso ocorre a partir de amostragens e de um cálculo que leva em conta o valor médio a ser aplicado.

E embora isso sirva para garantir também um processo de lavoura produtivo, não confere a mesma assertividade obtida por meio da agricultura de precisão.

A partir de outros equipamentos da agricultura de precisão, vimos também que você pode tomar decisões mais personalizadas de acordo com todas as características analisadas (química, física e geográfica, entre outras).

São esses fatores, no geral, que têm colocado a agricultura de precisão como um elemento em vantagem à agricultura convencional. E, mais uma vez, é isso que tem mostrado o impacto positivo dessa transformação na lavoura.

Sustentabilidade e a agricultura de precisão

Imagine um cenário em que é possível realizar o seu trabalho com:

  • menos impacto ambiental;
  • uso estratégico de insumos;
  • adaptabilidade às mudanças e condições ambientais;
  • mais capacidade analítica para solucionar e antever problemas;
  • mais produtividade com um uso mais econômico e/ou preciso de recursos.

Dá para perceber, apenas com base nisso, o quanto a agricultura de precisão e a sustentabilidade têm tudo a ver. Inclusive, é isso que poderia motivar mais produtores a investir em soluções tecnológicas para desenvolver gradualmente seus respectivos negócios.

Quais são os benefícios da agricultura de precisão?

o que é tecnologia de precisão

Muitas das vantagens da agricultura de precisão devem ter ficado evidentes, ao longo dos últimos tópicos, certo?

Pois o uso combinado de tecnologias dentro das características de cada parte do seu campo confere resultados capazes de impressionar.

Vale, contudo, reforçar esses benefícios para que você realmente considere-os sendo gradualmente aplicados na rotina do seu negócio. Confira, a seguir, quais são: 

  • uso mais consciente e preciso de Insumos, como fertilizantes, sementes e água, entre outros;
  • menos danos causados ao solo.
  • menos riscos envolvidos na sua atividade agrícola;
  • redução gradual dos custos da produção;
  • eficiência também no combate e no controle de pragas;
  • mais informação para uma tomada de decisão ágil, calculada e assertiva;
  • aprimoramento no controle e na produtividade de todas as fases de produção agrícola;
  • gradativo aumento na produtividade e nos resultados de sua lavoura;
  • produtividade maximizada na sua lavoura;
  • mais longevidade para o solo fértil.

Contudo, todos esses diferenciais vêm acompanhados de desafios que você e a sua equipe devem ultrapassar. E um deles é justamente a reciclagem de conhecimentos para fazer uso dessas soluções. O que, como vimos, também reforça a importância atual de um técnico em agricultura de precisão.

O investimento pode ser visto como um desafio, também, mas vale reforçar que cada projeto demanda um tipo de custo. Assim como as soluções são personalizáveis, você vai arcar com despesas alinhadas às suas necessidades e objetivos.

O que esperar do futuro da agricultura de precisão no Brasil?

Instaurada aos poucos desde meados da década de 1990, a agricultura de precisão tem hoje mais recursos para atrair e encantar os produtores rurais. 

Isso porque, as novas tecnologias se tornaram mais acessíveis do que eram, alguns anos atrás, e mais pessoas conseguem fazer uso de suas soluções.

Complementarmente, vale observar o quanto a agricultura é valiosa no país. Em 2021, por exemplo, o agronegócio bateu recordes que não eram alcançados desde 2004, e cuja participação no PIB do país chegou a 27,4%

É importante analisar as soluções dentro desse contexto, portanto, para aumentar a eficiência e reduzir os riscos em torno das suas produções agrícolas.

Lembre-se que estamos aqui para ajudar!

Voe mais alto com a sua empresa com o STRATUS H12 e combata os principais problemas de controle da sua lavoura com alta tecnologia!

Conclusão

Vimos, neste post, que a agricultura de precisão é um conjunto de abordagens e tecnologias que agregam mais conhecimento sobre a lavoura.

Por meio desses dados coletados por meio de diferentes fontes, você aprende mais sobre as características das suas áreas de cultivo — como as características de um campo em detrimento de outras —, permitindo uma personalização maior nas estratégias.

Os resultados disso se somam em mais produtividade, menos riscos, menos prejuízos e em mais eficácia à produtividade no agronegócio. E você pode fazer uso disso tudo, bastando entender quais são os seus objetivos e as necessidades da sua área de produção para investir nas melhores soluções para a sua lavoura, especificamente.

Junte se a nós!

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades da ARYS.

Veja mais:

taxa variável
Sem categoria

Taxa variável e sua aplicação na agricultura

Aumentar a eficiência e reduzir os desperdícios e prejuízos — essa é a uma das principais ambições de qualquer empreendedor, independentemente do ramo de atuação.

MENU

%d