Os drones são veículos aéreos e compactos, pilotados à distância para os mais diversos fins. E, quando falamos em drones na agricultura, esses fins são tão variados quanto produtivos para agregar à sua rotina na lavoura.
Afinal de contas, essa tecnologia traz versatilidade na aplicação de defensivos, mas é também de suma importância para a agricultura de precisão. Pois seus recursos e ferramentas associadas podem gerar análises precisas e valiosas para a tomada de decisão.
Mas para que você tenha todas as respostas à mão sobre o assunto, preparamos este post. Siga com a leitura abaixo e aprenda conosco qual é a importância dos drones na agricultura, quais são os tipos de produtos adequados para o setor e como você e o seu trabalho podem se beneficiar dessa solução!
O que são os drones?
O nome deriva do inglês e remete aos zangões — insetos alados que fazem um característico zumbido quando estão no ar.
Similar ao que acontece com os drones, que são aeronaves não tripuladas (ou Veículos Aéreos Não Tripulados, que ganham a sigla de VANT). Elas podem ser usadas para diversos propósitos, como a realização de fotografias e vídeos, e também para uso em diversos serviços e setores da sociedade (para uso militar, inclusive).
Quando falamos em drones na agricultura, contudo, estamos diante de uma nova revolução do setor. Isso porque, a tecnologia permite que o agricultor ou produtor rural tenham acesso a uma nova perspectiva de suas lavouras.
Por meio de um controle remoto, eles conseguem sobrevoar a área de plantio e tomar decisões mais precisas e assertivas. Mas vai além: diversos modelos de drones também podem carregar defensivos e aplicá-los na área desejada — sendo um valioso método de pulverização, atualmente.
Quer saber mais sobre a revolução dos drones na agricultura? Conheça o Stratus H12 e entenda como transformar a sua pulverização em arte!
Qual a diferença entre drones e VANTs?
Importante destacar que, embora tenhamos dito que os drones são VANTs, isso varia conforme o modelo da aeronave.
Por exemplo: drones, em geral, são considerados aeromodelos e podem ser usados para competições, exibições de lazer ou simplesmente para entretenimento. São, então, produtos focados no uso recreativo, em sua essência, e não demandam algum tipo de licença ou autorização especial para utilização.
Já os VANTs possuem características que os drones também possuem, mas as especificações, os princípios ou mesmo o uso de aplicação da aeronave são distintos. Em geral, eles vêm acompanhados de outras ferramentas, como:
- câmeras;
- sensores;
- algum tipo de produto acoplado à aeronave.
Assim, o Veículo Aéreo Não Tripulado é um drone, mas cujos modelos têm destinação comercial ou para uso em setores distintos (como o militar, que mencionamos acima). O que também diz respeito ao uso dos drones na agricultura.

Tipos de drones
Quando falamos em drones, no geral, ou mesmo em VANTs estamos nos referindo a todos os modelos de aeronaves não tripuladas.
Contudo, existem diferentes tipos de drones e vale a pena conhecê-los para entender, detalhadamente,as vantagens e particularidades de cada um. Assim, fica mais fácil avaliar e identificar as melhores aeronaves para cada objetivo ou necessidade. Veja mais, a seguir!
Multi-rotor
Esse é o modelo de drone mais conhecido e usado do mundo, composto por um sistema de voo similar ao de helicópteros. Contudo, o modelo atua como um quadricóptero, tendo quatro hélices distribuídas sobre o modelo e cuja rotação em alta velocidade (as rotações por minuto, ou RPM) permite estabilidade aérea e as manobras, conforme o comando.
Entretanto, existem algumas desvantagens nesse drone (ou limitações em decorrência do modelo em si). Por exemplo: eles não possuem grande velocidade, tampouco resistência e autonomia de voo.
Mas isso não os torna inúteis. Pelo contrário: existem boas utilizações desse tipo de drone na agricultura, como o monitoramento aéreo de grandes áreas e a facilidade de percorrer o campo com mais facilidade. Isso tudo, com a facilidade de uso, pois os drones multi-rotor são naturalmente mais práticos e simples de manusear, garantindo um bom uso geral.
Asa fixa
Os drones com modelo de asa fixa são aqueles que têm formato similar a uma asa delta. Portanto, já empreende uma diferenciação robusta quando comparamos com o drone multi-rotor, por exemplo.
O que também implica nas suas características e nas possibilidades de uso. Com o drone de asa fixa, a hélice fica posicionada na traseira do dispositivo, impulsionando-o para frente.
E aqui já reside outra distinção com drone multi-rotor: as asas permitem que a energia aplicada seja usada apenas para direcionar o modelo adiante, agregando em mais autonomia. E assim ele se torna uma boa opção para cobrir grandes áreas — que pode variar bastante, indo de 40 minutos por bateria e podendo se estender a longas horas.
É esse tipo de drone, inclusive, que tem mais aplicação no setor militar. Por ser rápido e ter bastante autonomia, é um bom modelo para esse propósito.
Drone de rotor único
O drone de rotor único é, verdadeiramente, um helicóptero em miniatura, já que sua hélice e cauda são inspiradas nas grandes aeronaves. E, inclusive, tendem a ter um porte mais robusto, considerando que certos modelos são movidos a gasolina, inclusive.
São, então, aeronaves mais confiáveis para o transporte de pequenas cargas e servem também por conta da elevada autonomia do modelo. Contudo, os custos elevados de aquisição e a manutenção mais complexa (assim como o seu funcionamento) espantam esse tipo de drone de diversos perfis de consumidor.
Drone híbrido
Por falar em distinções de modelos, que tal falarmos sobre um tipo que mistura o melhor de ambos os mundos?
O drone híbrido possui asas fixas, mas também conta com recursos para entrar no modo de voo vertical. Dessa maneira, você alterna entre eles de maneira a alinhar-se às suas necessidades e objetivos.
E um dos grandes diferenciais desse modelo é a sua elevada autonomia. Afinal de contas, o drone permite que você personalize o voo conforme as características do seu propósito, valorizando todos os seus recursos ao máximo.
Conheça o Stratus H12 e entenda como transformar a sua pulverização em arte
Qual é o melhor drone para agricultura?
É necessário mencionar que as vantagens e desvantagens de cada drone são, na verdade, proximidades com o que você busca em um aeromodelo desses.
Assim, o melhor drone para agricultura é aquele que mais tem a ver com os seus objetivos e que disponibilize os melhores recursos para isso.
Contudo, você tem que ficar de olho em outros aspectos que permitem um alinhamento mais efetivo com os diferentes tipos de drones. Como é o caso da legislação vigente do nosso país.
Embora o uso de drones seja regulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), certos modelos de VANTs demandam certificações e registros necessários para a utilização deles. E você pode consultar quais são neste link aqui.
Além disso, quando falamos em drones para agricultura, podemos indicar um modelo que é uma verdadeira obra de arte nesse sentido: o Stratus H12.
Nossa solução é um pulverizador com tecnologia de geração híbrida para oferecer autonomia de voo normal e facilitar todas as suas operações de monitoramento, análise e aplicação de defensivos na agricultura.
Com o Stratus H12, você ganha em produtividade diária, passa a combater pragas e doenças com agilidade e ainda obtém mais controle sobre o que acontece na sua lavoura.
E o melhor: com um custo operacional até 3 vezes menor e uma autonomia até 3 vezes superior (quando comparamos com alternativas elétricas). O que significa que você pode pulverizar uma área maior diariamente e sem necessariamente aumentar suas despesas.
Destaque também para outras características desse eficiente drone na agricultura:
- sistema customizável como um pulverizador de grande porte;
- acompanha 5 bicos para personalizar sua experiência conforme objetivos e necessidades;
- faixa útil de pulverização variável entre 5 e 7 metros.
Além disso, você passa a ter mais flexibilidade para pulverizar diferentes áreas, podendo definir diferentes velocidades e alturas para cada necessidade de pulverização.
Qual a importância dos drones na agricultura?
Com tudo o que falamos até aqui, deve ter ficado claro que o drone na agricultura não é uma tendência: chegou para ficar e sobrevoar as lavouras do mundo inteiro.

Mas vale destacar tanto a versatilidade quanto a abrangência de possibilidades que apenas enaltecem mais a importância desse tipo de solução no setor. Especialmente, quando acompanhada de funções, ferramentas e recursos diferenciados para agregar mais valor ao seu trabalho.
E a seguir vamos explicar melhor essa importância a partir de algumas utilizações interessantes que você pode realizar com os drones na agricultura.
Detecção de falhas de plantio
Um dos usos mais eficientes do drone na plantação é a sua perspectiva diferenciada, que permite uma análise e controle precisos sobre as falhas consideráveis no plantio.
O que favorece, também, no que deve ser feito para ajustar, consertar ou replanejar a fim de obter mais resultados — como replantar determinada área. Além disso, você consegue calcular a quantidade de mudas que devem ser adquiridas, permitindo um orçamento mais enxuto para cada tipo de ação tomada.
Sem falar que isso otimiza ao máximo a sua produtividade e gera um rendimento melhor em toda a lavoura.
Contagem de plantas
Com o registro de imagens, os drones na agricultura são de grande valia para você fazer a contagem de plantas. Especialmente, quando essas imagens são processadas, posteriormente, com o auxílio de um software específico.
Como resultado, você passa a ter um controle mais ágil e preciso sobre o número de culturas que você possui e obtém mais poder de análise e decisão. Tudo com agilidade e a possibilidade de agregar resultados mais impactantes.
Mais uma vez, então, você ganha em:
- produtividade;
- economia de tempo;
- economia de recursos;
- poder analítico;
- agilidade na tomada de decisão.
Identificação de pragas
Chega de tanto trabalho manual e demorado para certificar-se de questões cujos segundos impactam (positiva ou negativamente) na sua lavoura.
Os drones na agricultura podem tornar a identificação de pragas ainda mais rápida. Isso porque, grande parte delas pode ser visualizada com facilidade — especialmente, sob uma perspectiva privilegiada. A seguir, vamos mostrar alguns exemplos:
- as pragas que possuem hábito subterrâneo;
- algumas pragas secundárias e ocasionais;
- lagarta-do-cartucho;
- cigarrinha-do-milho;
- larva-alfinete.
O mapeamento de doenças e pragas pode ser feito com o drone, portanto, e ainda mais com o auxílio de sensores e ferramentas específicas para isso. Consequentemente, seus prejuízos serão menores e a tomada de decisão para pulverizar determinada área, por exemplo, passa a ser ainda mais ágil.
Pulverização
Já falamos bastante, por aqui, da importância dos drones na pulverização. Inclusive, é um dos grandes diferenciais do nosso Stratus H12. Mas é sempre importante destacar o quanto essas aeronaves não tripuladas têm um papel relevante nesse tipo de atividade.
Isso porque, você pode controlar o drone para acessar áreas difíceis e que tendem a gerar perdas pelo pisoteio ou por conta de um maquinário terrestre. E o processo em si nem tende a mudar muito, já que o preparo da calda permanece igual, por exemplo.

Existem, ainda, outros benefícios na utilização do drone na agricultura, como:
- seus profissionais passam a correr menos risco de exposição aos defensivos agrícolas e outros produtos utilizados;
- a aeronave é pilotada remotamente;
- a cobertura de voo garante mais produtividade em menos tempo.
Ou seja: sobram pontos positivos para que você considere o uso de drones na agricultura. E, especificamente, consiga qualificar ainda mais o trabalho na sua lavoura.
Vale a pena ter um drone na minha lavoura?
A amplitude de possibilidades proporcionada pelo drone é invejável. Vimos, inclusive, que você pode usar esse dispositivo não apenas para a pulverização aérea, mas serve como uma ferramenta de análise, monitoramento e preventiva, até.
E os aspectos positivos obtidos desse trabalho são também variados. Alguns exemplos:
- você ganha abrangência e facilidade para o monitoramento das áreas de plantio;
- seu tempo das operações é reduzido, permitindo um equilíbrio maior com a produtividade para cobrir áreas mais extensas do campo;
- o retorno sobre investimento é perceptível, uma vez que o drone minimiza o tempo de trabalho, reduz perdas e prejuízos e aumenta a capacidade de produção;
- você se alinha aos conceitos da indústria 4.0 (ou agricultura 4.0, focando exclusivamente no setor), gerando diferenciais competitivos para o seu negócio;
- tem um aliado de peso para realizar a pulverização de pragas e doenças na sua lavoura.
São benefícios que se acumulam, deu para perceber? Com o uso estratégico do drone na agricultura, seu trabalho deixa de ser tão mecânico, arriscado e baseado em palpites. E, por outro lado, ganha em tempo, produção, segurança e economias múltiplas.
E deve ter ficado claro que não se trata de uma simples projeção, mas de dados e argumentos factuais. O drone na agricultura é uma verdadeira revolução que chegou para transformar de vez o trabalho no setor e ajudar desde o micro produtor às grandes indústrias do ramo.
Também, destacamos que o melhor drone para agricultura é aquele que tem tudo a ver com as suas necessidades e objetivos, lembra-se? E nós acreditamos que conhecemos profundamente as demandas do seu setor de trabalho.
Por isso, convidamos você a saber mais sobre a nossa solução e entender como ela pode fazer a diferença no seu dia a dia.
Conheça o Stratus H12 e entenda como transformar a sua pulverização em arte
Conclusão
Neste post, falamos sobre a importância dos drones na agricultura. Para isso, exploramos os diferenciais desse tipo de tecnologia e também as amplas utilizações que esse dispositivo tem na sociedade, atualmente.
Em seguida, exploramos os diferentes modelos e entendemos que um sistema híbrido pode ser o diferencial de peso para agregar vantagens competitivas à sua lavoura.

Ao destacarmos as características do Stratus H12, nós mostramos o quanto um drone na agricultura pode transformar o seu trabalho para melhor. E ainda mostramos quais podem ser as aplicações de uso desse tipo de solução e mostramos que, para cada uma delas, benefícios se multiplicam na sua rotina produtiva.
Por isso, esperamos que tenha ficado claro o quanto essa tecnologia chegou para ser, de fato, revolucionária e auxiliar você a tornar o seu trabalho mais produtivo, econômico, eficiente e seguro. E conte conosco para alçar voos maiores rumo ao seu sucesso na produção agrícola!